Comecei a fazer ballet ! E agora? 7 dificuldades comuns no ballet iniciante
OIEEEEE!!! Saudades minha gente!!! 2017 começou e as férias merecidas estão chegando ao fim!!! (Aleluias rsrsrs)
Hoje vamos falar a respeito de algumas dificuldades que surgem quando iniciamos o ballet, se você começou a dançar agora, se liga nesses tópicos, pois é bem provável que se identifique ;)
- Nomes dos passos: en dehors, en dedans, Tandu, Jeté entre muitos outros que se misturam na nossa cabeça e ficamos totalmente perdidos. É normal que você não decore as nomenclaturas dos movimentos já na primeira semana. Não se desespere com a prática você vai decorando naturalmente. Uma dica bacana é dar uma lida nos dicionários de ballet, você encontra vários na net inclusive com imagens que ajudam a associar com o movimento. Esse post do blog Mundo bailarinistico ta bem bacana para aprender ;)
- Sequências: Prepara 5,6,7,8 e demi plié, grand plié... Qual o caminho que o braço faz mesmo? Decorar as sequências é realmente desafiador para quem está iniciando, mas para quem dança a mais tempo também não é tão simples viu! O fato é que o momento em que o professor mostra o exercício você deve estar muito atenta, isso por que você também está exercitando seu cérebro, com o tempo você vai criar a sua maneira para decorar, eu por exemplo canto o nome dos passos na minha mente no ritmo da música, tenho colegas que marcam os movimentos junto com o professor e assim vai... Não se desespere, é natural não decorar no inicio, além disso colar da amiga da frente faz parte no meio balletico rsrsrs.
- Coordenação Motora: Braços que se movimentam diferente das pernas, esses passinhos do pas de bourrée, tudo para fazer um nó na cabeça da gente. No inicio muitas vezes nos frustamos por nos perdermos nesses movimentos que exigem mais de nossa coordenação, mas tudo é uma questão de treino. Então nada de desanimar e se desesperar, tenha calma e paciência que você vai conseguir. Quer uma dica: quando tiver um tempinho treine só as pernas e aos poucos vai movimentando os braços juntos, logo você pega jeito ;)
- Encaixe: Encolhe o bumbum, fecha as costelas, não deixe os ossinhos das escápulas saltarem!!! OI??? Uma confissão: demorei anos para aprender a me manter encaixada, foi um trabalho de conscientização que ajudou a me disciplinar neste encaixe durante as aulas. E sabe, esse encaixe é a base de tudo sem ele você não consegue se equilibrar, não tem espaço para desenvolver os movimentos de forma correta como tendus por exemplo. Dica: Treino e Concentração, quando chegar mais cedo na aula, aproveite o espelho e se observe enquanto treina os movimentos encaixada, ajuda bastante!
- Esticar os pés e joelhos: É uma tendência natural dobrarmos os joelhos nos exercícios que eles precisam estar esticados. Isso faz parte da consciência corporal que você vai começar adquirir, e só tem uma forma de você aprender: concentração total! Percebeu que o joelho dobrou, corrija você mesmo.
- En dehors: Manter os en dehors no inicio é difícil mesmo, isso também faz parte da conscientização corporal que falei acima, lembra da dica que falei a pouco de se observar no espelho quando tiver um tempinho de treino? Vale para isso também!
- Ouvir a Música: É comum nos concentrarmos tanto em fazer tudo certo que esquecemos o principal, dançar conforme a música. Ai é quando aceleramos ou vamos devagar de mais. Isso é tão sério, que bailarinas experientes muitas vezes se perdem por não ouvirem a música. Eu confesso que tenho dificuldade de contar os tempos na música clássica, então como citei acima eu canto os passos na minha mente, se você consegue contar, conte se não invente seu jeito. Mas lembre: Fazer os movimentos fora da música não é dançar ;)
No mais fique tranquila, você não é pior bailarina só por que erra tudo e não decora nada. Ninguém nasce sabendo e todo mundo passa por situações semelhantes no inicio. Foque naquilo que você quer alcançar! Ria de si mesmo e aproveite, afinal o ballet é maravilhoso e com dedicação você chega aonde quiser!
Espero que tenham curtido o post!
uma ótima semana, bjinhos da Dê :*
0 comentários:
Postar um comentário