Menos "Mimimi" e Mais Ballet por favor!
Olá Balleticos!!! Tudo certo com vocês?
Hoje vamos falar da tal disciplina no ballet. Não é novidade que no ballet clássico existe um rigor no qual os bailarinos devem seguir, mas confesso à vocês que já passei por algumas escolas de dança onde a disciplina não era um fator tão exigido. Tenho visto muitas discussões à respeito dessa geração "mimimi" uma geração cheia de opinião e de pouca atitude, passei então a observar o quanto esses "mimimis" tem se estendido no dia a dia, formando pessoas que não suportam ser contrariadas, pessoas intolerantes não apenas em ideais mas também no rigor. Talvez você esteja pensando, onde você quer chegar Andressa? O que isso tem haver com a disciplina do ballet. Bem, o fato é que hoje existe uma geração que não tolera e não respeita as regrinhas básicas de convivência e que são fundamentais em sala de aula.
Quando iniciei as aulas de clássico ainda menina, me lembro que se não chegasse no horário sem uma justa causa, ficava assistindo sem poder fazer a aula, coque mal feito, sapatilhas mal amarradas e desleixo também era motivo para não participar das aulas e até perder ponto. Responder o professor? Jamais, se quer olhávamos para os seus olhos, era muito arriscado. Então você pensa: Que horror, essa aula devia ser só opressão. Te digo que era muito puxado sim, mas cada segundo muito bem aproveitado, o fato é que hoje percebo que as melhores formações de bailarinas são as que tiveram uma professora exigente.
Tenho consciência de que nem tudo se resolve no grito e acho sim que um pouco de descontração faz bem, a aula se torna mais gostosa, leve. Para ser honesta, não acredito que o professor precise ser bravo o tempo todo para as coisas funcionarem, ele pode ser exigente e legal ao mesmo tempo. Mas isso não quer dizer que tudo deve ser levado de qualquer forma, eu mesma me peguei diversas vezes relaxando com o coque, uniforme. Mas hoje percebo o quanto isso foi ruim para eu mesma. O que torna uma bailarina profissional são as aulas e não os espetáculos e todo o contexto do ballet está incluído nesta formação.
É comum vermos em nossos dias, bailarinas murmuradoras, falantes nas aulas, preguiçosas que não querem sentir dor, não querem pagar o preço para alcançar o resultado que vemos nos grandes espetáculos das grandes companhias. É triste vermos tantas bailarinas serem formadas sem preparo de verdade.
É preciso entender que o ballet envolve mais do que dança e graciosidade, envolve muita disciplina, perseverança, dor, pés e joelhos desgastados e muito respeito.
Se você faz aula e sua professora é exigente, pega no seu pé e insiste em você, agradeça Deus e a ela por isso, você está sendo moldada a uma bailarina excelente. Se sua professora é mais tranquila e suas exigências são em tom mais brando, não quer dizer que você pode relaxar, cada pessoa tem um jeito. Você precisa respeita-la e fazer tudo conforme ela fala, só por que sua professora é legal não quer dizer que é ruim. Agora se na sua aula não há regras, se as aulas não tem uma ordem, sequencia e o mínimo não é exigido, talvez seja interessante pesquisar outra escola.
Entenda balleticos, ballet e disciplina andam de mãos dadas. Pontualidade, Educação, Respeito, Esforço, Compromisso, tudo isso faz parte do ballet. Já que está ali para dançar que seja pra valer, faça o seu melhor.
É isso balleticos, tenham um ótimo final de semana
bjs da Dê :*
0 comentários:
Postar um comentário