Piruetas! pra que te quero?
Olá Balleticos de plantão! Eu não sei vocês, mas depois deste feriadão de páscoa, de bailarina passei a Bolarina rsrsrs. Brincadeiras a parte o tema de hoje é sobre um movimento lindo e comum no ballet clássico, entretanto não muito simples: A Pirueta!!!
Eu sou dessas que tem muita dificuldade nas piruetas, pensando nisso decidi pesquisar algumas dicas para melhorar minha performance "piruetética", e claro que vou compartilhar com vocês! Segue então algumas dicas que podem ajudar você a girar sem medo de cair!
- Deixe o medo de lado: Não tenha medo de girar, tenha fé em si mesmo, encaixe e vai!
- Preparação: A preparação para pirueta deve ser realizada de forma consciente, encaixe, respire e concentre-se no eixo.
- Retiré: Este é um segredinho fundamental. Lembre-se ele deve ser colocado com agilidade, ou seja, a perna deve se retirar do chão rápido e em seguida colocado no passé.
- En dehors: Sim ele deve existir tanto no passé com o joelho bem aberto como na perna de base.
- Joelhos e pés : O joelho de base sempre esticado, assim como o pé do passé também deve estar. O pé de base em meia ponta bem alta.
- Cabeça: É última que sai e a primeira que chega, marque um ponto e concentre-se nele.
- Braços: Os posicionamentos podem variar. Coloque os braços na posição e quando iniciar o giro feche o braço rapidamente.
- Postura: Lembra da história da "linha invisível" que puxa a bailarina para cima. Este é o momento de colocar em prática este concelho e alongar bem todo o corpo, ou seja, subir o máximo que conseguir pois desta forma será mais fácil encontrar o eixo e o giro virá naturalmente.
- Finalize: Mantenha-se encaixado até o final do movimento e finalize em um posicionamento com postura e classe, mantendo o eixo. Temos a tendência de soltar o corpo no final giro o que resulta em uma finalização "tombada"
É muito importante treinar bem o retiré para uma pirueta bem sucedida, este treino pode ser realizado gradativamente na barra mesmo, aos poucos, conforme for sentindo segurança comece a girar soltando as mãos da barra, fazendo meio giro e depois giros completos.
Outra dica bacana para aprimorar os giros é com um instrumento chamado Pirueteira. Descoberto por bailarinos cubanos, eles começaram a utilizar o encosto de cadeiras escolares para melhorar as piruetas. Contudo a largura da tábua faziam com que percorressem um espaço maior, sendo assim as pirueteiras foram sendo diminuídas até chegarem uma largura que não interferisse no eixo.
As tablitas como são chamadas as pirueteiras ajudam muito a melhorar o desempenho dos giros, entretanto não descarta a importância da preparação, encaixe e postura conforme indicados acima. O mais importante é não desistir e treinar bastante. Quanto mais treino, mais giros, faça valer a pena e se esforce o máximo pois todos nós temos capacidade para fazermos o que quisermos, basta manter o foco e agir!
Por hoje é isso pessoal! Desejo à todos muitos giros e caso você queira adquirir sua tablita, você encontra na Kinise Dancewear .
bjinhos da Dê :*
0 comentários:
Postar um comentário