Baby Class é coisa séria!

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? 

Primeiro peço perdão pela ausência nas últimas semanas, mas realmente não consegui parar para escrever devido a correria da vida. Em fim, estamos de volta e o tema de hoje é : Baby Class é coisa séria!

Como comentei algumas vezes no blog eu não cheguei a me formar bailarina, apesar de ter estudado 8 anos de clássico. Entretanto ao longo da vida tive a oportunidade de dar aulas de ballet para crianças e nesses anos todos pude aprender muito sobre este tema. Algo que posso afirmar com certeza é que ensinar crianças é mais sério do que muita gente imagina. As aulas para baby class são tão importantes quanto os demais níveis, ela deve ser planejada e ter um objetivo.


Quando mais nova tive a oportunidade de trabalhar na escola de uma bailarina muito conhecida aqui em Londrina: Yeda Russo, ela me ensinou algumas estratégias de aula e  relacionamento com as pequenas que fazem a diferença no desenvolvimento da criança na dança. Ou seja, baby class não é aula de recreação como muita gente pensa. Além de aprender na prática com uma bailarina experiente eu busquei me atualizar no tema e estudar por meio de livros e blogs sérios que ensinam maneiras eficientes de ensinar o ballet de forma divertida e interativa para as crianças.

Uma dica que você já deve ter visto por ai e eu reforço pois é realmente muito bacana é o livro da Simone Duarte: "Como ensinar e encantar as crianças pelo ballet". Além de exercícios que podem ser aplicados como "brincadeira" ou seja de uma forma atrativa para as pequenas bailarinas ela também mostra um planejamento prático que ajuda muito na hora de montar as aulas.


Outra dica é o blog Mundo Bailarinistico você já deve ter ouvido falar, é um blog bem conhecido no meio balletico. Se você for na aba "Categorias" você vai encontrar uma: Baby Class/Ballet Infantil. Lá tem muita coisa bacana e prática que você pode aplicar nas suas aulas.

Infelizmente é comum encontrarmos bailarinas dando aulas para as crianças sem preparo algum. Por conta disso, muitas crianças perdem o interesse no ballet clássico. Alguns casos de aulas sem objetivo não trabalha o desenvolvimento da criança na dança, mais para frente quando ela iniciar as aulas regulares de ballet clássico teráo muito mais dificuldade e no fim terá sido um tempo ( e dinheiro) perdido.

Se você é bailarina e pensa assumir uma turma de baby class ou se você já ensina crianças, seja consciente, se prepare afinal você é a responsável pela introdução da criança nesse universo balletico. Se você é pai ou mãe de uma pequena bailarina, saiba que na aula de baby class devem ser trabalhados: musicalidade, ritmo, lateralidade, sociabilização, expressão corporal e facial, equilíbrio noção de espaço, disciplina, criatividade e coordenação motora.
Talvez você pense: Andressa como vou saber se estão ensinando tudo isso para minha filha? Eu respondo: Converse com a professora, verifique se há um plano de aula e metodologia. No inicio do ano eu fiz um post falando sobre a escolha de uma escola de dança séria, da um clique aqui que lá tem umas dicas para você observar na escola que sua bailarina estuda.

Por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado semana que vem se Deus quiser tem mais Balleticos para vocês!!!
Um ótimo feriado para vocês,
bjinhos - bejinhos - tchau - tchau!!!






Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário