Um dilema chamado: Sapatilha de Ponta

Oieee!!! Semana passada foi uma loucura, acabei não conseguindo postar para vocês, mas hoje tem um tema bem bacana para você que fica insegura na hora de escolher sua sapatilha de ponta.

Quando vamos iniciar nas pontas, é sempre um dilema na hora de comprar o primeiro par. Alguns professores indicam as pontas que gostam e isso nem sempre dá muito certo, afinal cada pé tem sua característica, além é claro da força que cada bailarina tem nos pés e tornozelos. Sim! Algumas bailarinas que estão iniciando nas pontas possuem muita força nos tornozelos, o que pode ser natural para elas. 

Falando da minha própria experiência, quando iniciei nas pontas não demorei um mês para tornar minha ponta inutilizável. Foram alguns anos até conseguir encontrar a ponta ideal para os meus pés, pois além de ter muita força e quebrar com facilidade as sapatilhas, as pontas sempre apertavam o osso do meu pé próximo ao dedinho, a ponto de machucar o suficiente para sangrar durante os ensaios. Era tenso!

Quando atendo uma cliente na loja em busca de sua primeira ponta, ou disposta à conhecer outra marca da que está acostumada, elas sempre me perguntam qual eu gosto mais e minha resposta é sempre a mesma: Ponta é muito pessoal. Por mais que eu indique aquela que deu certo nos meus pés, o ideal é provar, conhecer até encontrar aquela que vestirá seu pé como o sapatinho da Cinderela ;)

Sendo assim, essas são minhas dicas para ajudar na hora de escolher as pontas:

Marca: Existem uma infinidade de marcas de sapatilhas de ponta, para quem está iniciando minha dica são as marcas nacionais. Pela acessibilidade e preço. Por mais que as pontas Gaynor por exemplo seja um sonho de consumo para muitas bailarinas, espere até você conhecer bem o seu pé, se acostumar com uso das pontas e então futuramente você não só estará mais apta a utilizar pontas importadas, como entenderá melhor qual ponta se adéqua mais ao seu pé.

Prove: Hoje você encontra sapatilhas de ponta à um clique, mas você sabe qual vai se encaixar perfeitamente ao seu pé? Se você ainda não sabe o seu número de sapatilha e/ou tem uma marca que já está acostumada a utilizar, dê um pause. Primeiro vá atrás de uma loja na sua cidade para você provar e conhecer melhor as pontas. Por mais que a marca seja nacional com um preço mais acessível, ponta é sempre um investimento. Ah e tem mais uma coisa, as numerações de ponta costumam se diferenciar de uma marca para outra, ou seja, se está acostumada com pontas da Capezio por exemplo é quase certo que sua numeração não será a mesma nas pontas da Evidence ou outra marca que seja.

Box: O box é a área da sapatilha onde ficam os dedos. Existem algumas marcas que tem a opção do box mais largo ou mais estreito, parece um detalhe mas faz toda a diferença. Bailarinas com os pés mais largos sofrem muito com as pontas de box estreito, pois apertam os pés. Minha dica é que você procure por uma ponta que se ajusta ao seu pé confortavelmente.

Palmilha: A bailarina vai precisar "quebrar" a ponta para dançar, e é ai que entram as palmilhas. Algumas mais reforçadas outras nem tanto. Geralmente as pontas para iniciante possuem uma palmilha mais flexível para que a bailarina se acostume ao seu tempo com a força que precisará para dançar, mas como citei acima, algumas dançantes possuem naturalmente bastante força, é importante ver se não será necessário uma palmilha mais reforçada. Uma ponta não deve ser dura de mais e nem "quebrada" de mais pois interfere no equilíbrio da bailarina.

Como eu sei que a ponta está OK?
Aqui na Kinise Dancewear, quando atendo uma cliente que vai iniciar nas pontas costumo fazer algumas perguntas para ver se realmente a ponta está ok.
  • A ponta está confortável no seu pé? Talvez você pense: Andressa fala sério! Ponta confortável? Isso mesmo, quando você está com os pés inteiro no chão, você deve observar se a ponta está confortável. Se ela estiver apertando seus dedos ou calcanhar ela pode estar apertada, isso não é bom.
  • A ponta está saindo do seu pé? Aqui na loja, peço sempre para as bailarinas subirem na ponta, se apoiando na barra, assim eu verifico se está sobrando muito no calcanhar, se sim, está grande. Outra coisa também é fazer um grand plié, se estiver saindo muito dos calcanhares então é provável que não seja a ponta certa.
  • Você tem muita força nos pés? Pode acontecer da bailarina não saber, mas é algo que pode ser perguntado ao professor. Eu sempre pergunto para minhas clientes o que o professor dela diz à respeito da força que ela possui, pois isso ajuda identificar se será necessário uma ponta com a palmilha mais reforçada ou não. Quando ocorre da bailarina não saber mesmo, eu peço para ela forçar a ponta fazendo um plié com uma das pernas (Foto) assim consigo ter uma noção da força que ela possui. 


Essas são algumas dicas para você na hora de comprar suas pontas, as dicas das amigas ajudam e a opinião do professor também conta muito. Mas lembre sapatilha de ponta é muito pessoal, vai de pé para para pé ;)

Espero que tenham gostado, 
beijinhos beijinhos, tchau tchau!




Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário