Ano novo e escola nova! Será?

Olá minha gente! Tudo certinho?


Estamos iniciando um novo ano e muitas vezes fazemos planos para começar a dançar ou até mesmo voltar no caso daqueles que precisaram parar por algum motivo ( como eu rsrs). O primeiro passo é escolher uma escola, parece simples né? Mas vai por mim, tem algumas coisas que precisam ser observadas antes de definir sua nova escola.

Talvez você pense: Ah nem quero ser profissional, só vou fazer aulas por hobby. Ainda sim deixo o alerta, afinal você vai trabalhar com o seu corpo, ou seja, sua saúde tá no jogo além do investimento financeiro.

Segue então algumas dicas para se escolher uma boa escola de dança:

Estrutura: Quando um profissional vai abrir uma escola/academia de dança uma de suas maiores preocupações é com estrutura que seu estabelecimento terá. Não digo apenas pela estética mas sim pela adequação necessária.
  • O piso de uma sala de dança deve ser em tablado de madeira e sempre com linóleo, pois desta forma a bailarina não corre risco de lesionar os joelhos por exemplo por conta dos impactos em saltos ou escorregar com as pontas.
  • À sala deve ser arejada e bem iluminada. Observe se há várias janelas e ventiladores, afinal seu corpo vai aquecer bastante lugares muito abafados podem propiciar um mau estar.
  • Em qualquer modalidade de dança os espelhos fazem parte do desenvolvimento técnico do aluno. É onde ele consegue se observar e conhecer o próprio corpo. Sendo assim, verifique se a sala é bem espelhada.
  • As barras devem ter a altura ideal para você praticar os exercícios sem ficar com os braços alto ou baixo de mais. E com certeza elas devem ser firmes, afinal em alguns exercícios elas são a base da bailarina para alongamento.
  • Vestiário: Isso não é o mais relevante, mas convenhamos que uma escola com vestiário e armários oferece mais comodidade e segurança.
Organização: Isso serve para qualquer empresa. Certifique-se que a administração  da escola é organizada, que existe um controle adequado  de matrículas e mensalidades por exemplo. Como os professores trabalham as aulas se existe uma metodologia, cronograma de aulas, provas e uma pré agenda de apresentações e ensaios.

  • Uma escola organizada pensa na segurança. No caso daqueles que pretendem colocar seus filhos para estudar dança, veja como é realizado a recepção e entrega dos alunos na escola fora do horário de aula. Se existe um responsável para olhar pelos pequenos até o momento de estarem com seus pais novamente.
  • Limpeza: Parece óbvio mas é relevante. Uma empresa séria mantém o mínimo de higiene em seus ambientes comuns.
  • Divisão de turmas por nível e idade: Não tem como uma criança de 03 anos acompanhar uma de 08 anos por exemplo. É importante levar em conta também o nível técnico, alguém que está fazendo aula a um ano não deve estar na mesma turma que alguém que nunca dançou. A escola deve ter turmas com idades e níveis adequados para cada tipo de aluno.
Profissionais: Infelizmente hoje é muito comum pessoas que fizeram alguns anos de dança abrirem uma escola. Muitos não concluem sua formação e a maioria não possui DRT ( habilitação profissional  em dança). Isso é muito sério, lembra que eu comentei acima sobre a sua saúde física? Fora o investimento financeiro que fará. 

  • Professores: Verifique se os professores possuem formação em suas modalidades. No caso do ballet mesmo são oito anos. Um bailarino formado pode dar aulas mesmo não tendo DRT, entretanto ele não poderá assinar um certificado.
  • DRT: Se você quer ser bailarina por exemplo a escola deve oferecer um certificado válido para atestar sua formação. Veja se existe alguém habilitado ( que tenha DRT) para formar você.
  • Metodologia: Não sei como funciona nas outras modalidades, mas no ballet existem alguns métodos de ensino como Vaganova, Royal, Cuballet... Em fim, é importante entender qual método é utilizado na escola, se todos os professores tabalham a mesma metodologia. Eu estudei um período em uma escola com método Royal, as aulas eram programadas com provas e tudo feito exatamente como funciona no restante do mundo, ou seja, se eu fosse para outra cidade ou até mesmo país e ingressasse em uma academia de ballet com o método Royal eu conseguiria acompanhar as aulas normalmente. Acho importante conhecer outros métodos mas ter uma especialidade faz toda a diferença.
Por hoje é isso, espero que tenham gostado das dicas e que sejam úteis. Existem muitas escolas hoje de qualidade para se aprender a dançar e eu espero que você encontre uma assim. E que seu ano de 2016 seja com muita dança e realizações.



Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário